segunda-feira, 14 de julho de 2008

Diana Pinheiro, uma educadora

Há 46 anos, no dia 27 de julho de 1962, o Amazonas perdia a Professora Diana de Macedo Pinheiro. Era natural de Caxias no Maranhão e mudou-se para Manaus ainda jovem e recém-casada com o poeta e escritor Raimundo Nonato Pinheiro, com quem teve 4 filhos: Geraldo de Macedo Pinheiro (procurador de justiça, "antropólogo"), Raimundo Nonato Pinheiro (padre, poeta e literato) e as gêmeas Aracy Pinheiro Pucu e Iracema Pinheiro Monteiro, ambas professoras, além da filha adotiva, Amazonina de Macedo Melo.
O projeto educacional da professora Diana desenvolveu-se no Instituto São Geraldo onde funcionou até 1964, à rua 24 de maio, próximo à esquina da Costa Azevedo. Nele, a formação estudantil consistia do antigo curso Primário e preparação para o exame de Admissão. Preparava pessoas para concursos públicos, ministrando aulas de Português e Francês, sua especialidade. A Professora Diana contava com apoio de grupo competente de professores, entre eles: Haydèe Chacon, Maria José Fonseca, Maria de Nazaré, Carmen Marcus Fradera e Amazonina Melo.
Enquanto funcionou, o colégio São Geraldo era referência e opção àqueles pais que moravam no interior do estado e desejavam uma educação de qualidade para seus filhos. Daí sua organização na forma de internato.
Muitos que passaram pelas "mãos" da professora Diana Pinheiro, nunca a esqueceram e a levaram como exemplo de vida por saber conciliar erudição, dedicação, rigor e delicadeza.

2 comentários:

Anônimo disse...

meu nome é nara leão chacon de almeida e minha mãe, a professora haidee chacon sempre citou a p´rofessora diana pinheiro com muito carinho e admiraçao.No ano de 2009,minha mãe tornou-se matrona da esc .mun. prof maria haidée chacon de almeida e nesse e ela fez questão de que constasse no seu histórico a importãncia da prof diana na sua trajetória.

Daniel Madson disse...

Oi... meu nome é Daniel e estudo na escola Diana Pinheiro, solicitei a criação de um blog para a escola...
Gostaria de botar esta postagem la, para os alunos saberem quem foi Diana Pinheiro...