terça-feira, 22 de setembro de 2009

MANAUS - para além de 2014



A cidade respira e só pensa em 2014. Vibramos e comemoramos. Estamos suados, melados e mal cheirosos pela falta d'água e de energia elétrica em constante racionamento, mas orgulhosos de ter deixado Belém para trás.

Acredite, somos a única cidade do mundo com prazo de validade.

Nossos gestores transferiram à FIFA (Federação Internacional de Futebol) o poder de decidir como os recursos serão alocados, transformando-a em instituição estratégica para o desenvolvimento da região. Este órgão poderá decidir não apenas quanto à capacidade dos estádios, estacionamentos, quantidade de hotéis e Shopping Centers, mas vai mais além, terá poder de influenciar inclusive no traçado urbano e até na remoção de escolas e hospitais próximos do local de realização do evento. Neata parceria público-privada, quem ganhará verdadeiramente para assistir a 5 joguinhos? Responda se ainda tiver fôlego.

A Copa do Mundo de Futebol irá nos redimir....

Passaremos a viver em outra realidade. Seremos referência de qualidade de vida, respeito ao meio ambiente e cidadania. Viveremos em uma cidade arborizada por túneis de árvores, como antigamente. Haveremos de compartilhar parques florestados e igarapéis límpidos com vegetação ciliar revitalizada. Ruas e avenidas sinalizadas e transitadas por transportes coletivos decentes. Hospitais e universidades de referência nacional. Imagine os cinemas a receber as principais películas do festival de Cannes, Berlin, Gramado e do cinema independente norte-americano, além do lixo de Hoolywood, que hoje domina as principais salas de projeção. Imagine as explosões culturais a irrigar toda a cidade com obras de arte, festivais de musica e ballet, e apresentações itinerantes de artes cênicas.

Futebol também faz parte da nossa cultura.

Que venha a Copa e seus volumosos recursos e com eles uma cidade melhor.

2 comentários:

Themis Cordeiro disse...

Ótimo! Temos que correr, agilizar e cobrar. Os 5 joguinhos farão diferença como você disse, a oportunidade/política dessa vez foi nossa.

Andarilha disse...

Obrigada Themis pelo comentário. O futebol também faz parte da nossa cultura. Gostaria de chamar a atenção para os indicadores de qualidade de vida que muitas vezes ficam distantes quando do planejamento de eventos deste tipo. Que venha os recursos e com eles uma cidade melhor.